Congresso CMBA 2022 – Do Aeroporto a Niterói

A região escolhida para o nosso congresso é linda. Já no avião você desfrutará de uma paisagem encantadora, esculpida pela natureza e presenteada para todos nós. Antes do pouso, com certeza se sentirá recebido pelo próprio Tom Jobim, ao som de Samba do Avião:

“Cristo Redentor, braços abertos, sobre a Guanabara…

Água brilhando… Olha a pista chegando…
E vamos nós ……………A terra…
Este samba é só porque…
Rio eu gosto de você…”

 A cidade do Rio de Janeiro é a porta de chegada para os nossos congressistas, seja pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão, ou pelo tradicional Aeroporto Santos Dumont. A distância de ambos aeroportos até a cidade de Niterói é parecida, sendo o Galeão 5km mais distante. Dependendo do horário de aterrissagem e do trânsito local, o tempo de percurso de carro pode variar de 30 a 60 minutos, passando pela Ponte Rio Niterói.

Se chegar mais cedo e quiser aproveitar o momento livre, já nas proximidades do Aeroporto Santos Dumont você poderá degustar as maravilhosas variedades gastronômicas, entre elas a Centenária Confeitaria Colombo ( 1894) – ponto de parada obrigatório por sua tradição! Conhecida internacionalmente, já sediou importantes filmagens de novelas e filmes de época no Rio. Vale a pena!!!

Para quem gosta de História e Museus, pouco além do Aeroporto Santos Dumont, temos nas proximidades o Mosteiro de São Bento com seus 433 anos de história (1589) e o Centro Cultural Banco do Brasil, um símbolo da revitalização do Centro Histórico da cidade do Rio de Janeiro e da valorização da arte e cultura no país.

Há ainda o Espaço Cultural da Marinha, com o Museu Naval em seu prédio Centenário e que abriga um acervo com modelos navais, obras de arte, canhões resgatados de navios naufragados, figuras de proa, medalhas e documentos históricos.

Não muito distante também temos o Museu Histórico Nacional em uma edificação de 1693, ocupando 9.000m² de área aberta ao público, galerias de exposições tanto de longa duração como temporárias. Além disso, conta com loja de souvenirs e uma biblioteca especializada em História do Brasil, História da Arte, Museologia e Moda, entre outras.

Quem se encanta com o moderno e novas possibilidades, deve conhecer o Museu do Amanhã, onde poderá adentrar a um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro. 

Próximo ao Museu do Amanhã, existe a possibilidade de uma visita pelo AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul, com 26 mil m² de área construída e 4,5 milhões de litros d’água, com um quantidade de 2 mil moradores de 350 espécies do Brasil e do mundo, divididos em 28 recintos.

Para sua maior segurança, aconselhamos fazer todos estes pequenos percursos, em táxi, veículo de aplicativo, ou VLT.

A travessia da Baía de Guanabara rumo a Niterói poderá ser por via Terrestre.

A Ponte Rio-Niterói por si só já é um ponto turístico visitado por sua grandeza, sendo a maior ponte de concreto do Hemisfério Sul, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto, e com um vão central de 300 m, com um volume diário de 4 868 caminhões, 1 795 ônibus e 9 202 automóveis, totalizando 15 865 veículos levando cerca de 150mil pessoas /dia. Dependendo do horário, o trânsito pode ser de normal a congestionado, alterando o tempo de translado.

Se optar por travessia Marítima, você pode pegar uma Barca na Estação Praça XV, com um percurso de duração de cerca de 29 minutos até a Estação Araribóia, em Niterói, pegando logo após um veículo de aplicativo ou táxi para o Hotel de sua reserva.

Chegando a Niterói, antes de se deslocar ao Hotel há ainda a opção de visitar o Museu de Arte Contemporânea, Símbolo de Niterói e do nosso Evento. Foi planejado nada menos do que por Niemeyer e é considerado uma das sete maravilhas do Mundo em Museus pela mídia especializada. Com sua forma futurista, lembra uma flor flutuando sobre uma pedra que avança para o mar, envolta por um espelho d´água e uma grandiosa rampa, cujo ápice permite uma vista panorâmica de 360 graus para a Baía de Guanabara e a cidades do Rio de Janeiro.

Enfim, após se acomodar em seu hotel, você poderá fazer um reconhecimento da área, com informações locais e junto com os amigos também hospedados, programar o meio de deslocamento ao Campus Gragoatá, local do congresso e também fazer seu roteiro de visita aos inúmeros pontos turísticos e gastronômicos da cidade de Niterói.

Esperamos você entre os dias 21 a 23 de outubro no XXVI Congresso Internacional de Acupuntura do CMBA e IV Congresso de dor do CMBA!

Dr. Adriano Hohl.

Presidente da Comissão Organizadora do XXI Congresso Internacional de Acupuntuta e IV Congresso de Dor do CMBA.

2º Tesoureiro do CMBA – 2021-2023.

Últimas Notícias

(eBook) Acupuntura: Breve Histórico, Mecanismo de Ação e Aplicações
Lançamento do eBook: Acupuntura Para Dor
CMBA Apresenta Novo SITE: Confira o Vídeo

SEJA UM ASSOCIADO DO CMBA

Filie-se ao CMBA, fortaleça a Acupuntura Médica no País!

Congresso Internacional de Acupuntura do CMBA

22 a 23 de Outubro de 2022 em Niterói - RJ