Nesta edição, você poderá conhecer mais um dos ambulatórios onde estão ocorrendo as aulas práticas do Curso de Especialização em Acupuntura do CMBA. Desta vez, ainda dentro da ideia de aliar a necessidade de maior número de médicos especialistas à ausência de cursos locais, no estado de Sergipe, região nordeste de nosso país.
O Pólo Aracaju tomou corpo em outubro de 2021, pela junção de 2 necessidades: primeiro motivo foi meu desejo de levar a acupuntura médica ao hospital universitário, ao ambulatório de clínica do adulto, como já aconteceu no passado.
Assim poderia retribuir minha passagem por lá cerca de 18 anos atrás, e homenagear amigos que outrora agulharam pacientes por ali e se formaram médicos acupunturistas sob a coordenação de Arilene Viana.
O segundo motivo nasceu junto com a ideia de fazermos com que se concretizasse em Sergipe um dos pólos de aulas práticas do Curso de Especialização em Acupuntura do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura.
Sendo assim, houve o encontro entre a necessidade da existência de um atendimento de Acupuntura de qualidade em um Serviço de Saúde Pública (e com capacidade de contribuir com as demandas da unidade ambulatorial) e nossos objetivos anteriores.
Um casamento que está andando muito bem, sendo ajustado a cada dia. Atualmente chegamos a 20 pacientes por turno, nas sextas-feiras à tarde, com programação de 10 semanas para cada paciente. A demanda vem de outros ambulatórios da rede e das unidades básicas de saúde.
Inicialmente engatinhamos no manejo com a agenda e o sistema, e ao mesmo tempo os alunos vieram se adaptando à nova rotina do ambulatório. Porém, iniciamos 2022 a todo valor, com os alunos empolgados, agulhando bastante e se encantando com as respostas obtidas pelos pacientes.
Seguiremos mais 2 anos de muito entusiasmo, aprendizado e satisfação.
Dr. Antônio Luiz Maciel.
Coordenador do ambulatório de Aracaju-SE.
Depoimento de aluna do Curso
“Acho que tem sido um desafio para todos especialmente para o senhor como professor porque é a primeira turma que você coordena. Mas o sr tem se saído muito bem! Sempre estimula nosso raciocínio, estimula que tomemos a iniciativa de agulhar, muito paciente e revisa conteúdo. Estou me sentindo como você disse hoje: iniciando o curso de medicina já no internato (tenham calma, fará sentido mais na frente). Isso faz com que precise correr atrás do conhecimento através das aulas e livros porque ele já está sendo aplicado! Tenho gostado bastante e me sinto feliz em ser da primeira turma do curso de Acupuntura do CMBA em Sergipe”
Chinthya Fernanda Costa Macedo Nascimento.