Editorial – Jornal CMBA Setembro 2022

 EDITORIAL

Após tanto tempo o CMBA volta aos Congressos presenciais!!!

Chega a primavera e começamos a ver florir a vida e o convívio social após um tempo de isolamento e retomada gradativa de nossas atividades. Voltamos aos programas sociais, com a heterogeneidade de rostos cobertos e descobertos. 

Privados do convívio com os amigos, procuramos agora o máximo da convivência, ainda com as lembranças das perdas, que se trouxeram sofrimento serviram para provar as palavras de Albert Einstein quando disse: “Dificuldades e obstáculos são fontes valiosas de saúde e força para qualquer sociedade.”

O CMBA realiza em Niterói, cidade que em tupi significa “águas escondidas”, o seu XXVI Congresso Internacional de Acupuntura e IV Congresso de Dor do CMBA. 

Adentramos à Universidade Federal Fluminense (UFF), que desde o seu início acolheu os médicos da Cidade Maravilhosa pioneiros no estudo da Medicina Tradicional Chinesa, origem da acupuntura, assim como na racionalidade ocidental, tornando-se hoje referência na formação de novos especialistas.

Agora a UFF abre suas portas a todo o Brasil, com a oportunidade ímpar de nos reciclarmos em um ambiente universitário, onde demos os primeiros passos antes de nos tornarmos especialistas. Quantas boas lembranças poderemos reviver durante estes dias!!! Esperamos que este Congresso faça parte da história da acupuntura brasileira, que une o tradicional e milenar Qi à sua interpretação e aplicabilidade na visão moderna da neurociência.

Para quem ainda não conhece esta cidade, base da economia fluminense, saiba que pode confiar no aval dos amigos do CMA-RJ e no carinho com que foi vista pelo memorável Oscar Niemeyer, que aqui se faz presente por seus projetos nos vários cantos da cidade.

Aos colegas que antes da pandemia já estiveram em congressos em outras encantadoras cidades deste nosso Brasil afora, não deixem de participar deste encontro no próximo mês de outubro!!! Aqueles que vierem poderão desfrutar da atmosfera ao mesmo tempo de estudo austero e energia juvenil do Campus Gragoatá, deixando também suas pegadas nos paralelepípedos que já conduziram centenas de doutores em seus caminhos rumo à conquista de sua profissão. Mas o principal será, depois de tanto tempo, estar dentro do abraço de amigos que há muito tempo não se encontravam, matando a saudade e renovando as energias do coração.

Dr. Adriano Hohl.

Presidente da Comissão Organizadora do XXI Congresso Internacional de Acupuntuta e IV Congresso de Dor do CMBA.

2º Tesoureiro do CMBA – 2021-2023.

Últimas Notícias

(eBook) Acupuntura: Breve Histórico, Mecanismo de Ação e Aplicações
Lançamento do eBook: Acupuntura Para Dor
CMBA Apresenta Novo SITE: Confira o Vídeo

SEJA UM ASSOCIADO DO CMBA

Filie-se ao CMBA, fortaleça a Acupuntura Médica no País!

Congresso Internacional de Acupuntura do CMBA

22 a 23 de Outubro de 2022 em Niterói - RJ