Curso de Tuiná e Acupuntura – parceria com o Consulado Geral da China no Rio de Janeiro

Organizado pela Comissão Científica do CMBA


Em novembro deste ano o CMBA ofereceu aos associados adimplentes a oportunidade de participarem do Training Course of Tuina and Acupuncture for Developing Countries, evento que faz parte de um programa de cooperação internacional organizado pelo Xiyuan Hospital of China Academy of Chinese Medical Sciences, localizado em Beijim, na China.
Todos que mostraram interesse e tinham perfil compatível com o exigido puderam participar; no total foram aprovados 17 colegas dos CMAs São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Minas Gerais.


Foram 29 dias de estudos intensivos, com 39 horas de treinamento on-line, entre seminários e palestras em mandarim com tradução para o inglês. Os temas abordados incluíram aspectos culturais, econômicos e de saúde locais, fabricação de produtos de saúde (desde ervas até equipamentos), teorias da Medicina Chinesa (bases filosóficas, etiologia, patologia, meridianos, clínica, técnicas de agulhamento e tuiná), entre outros.


O grande destaque foi a COVID-19, abordada em várias ocasiões, desde sua prevenção até o tratamento, incluindo a apresentação das pesquisas realizadas por lá e da experiência de médicos e enfermeiros no front.


Como forma de reciprocidade, os alunos entregaram uma apresentação em inglês no final do treinamento, abordando os três temas solicitados: a situação atual dos cuidados de saúde no Brasil, uma visão geral das doenças comuns e frequentes, além das medidas adotadas na prevenção e combate à pandemia.

No dia 15 de dezembro houve uma cerimônia de encerramento, com troca de experiências entre os estudantes. Todos receberam certificado de participação.


Pelo CMARJ participarem as Dras Adriana de Moraes e Denise Baptista; pelo CMAeSP, os Drs Chen Mei Zoo, Demétrio Lorenzo, Emy Suko, Julio César Andrade, Lauro Kawakami, Leandro Yoshimura, Lia Lustosa, Márcia Marques, Maximilian Kobayashi e Suzana Handa; pelo CMAMG, o Dr . Fabrício Magalhães e pelo CMACE, o Dr. Antonio Luiz Maciel.


O CMBA continuará prospectando novas oportunidades de intercâmbio no futuro e espera que mais colegas se interessem e possam se atualizar, garantindo assim o padrão de excelência da especialidade.


Últimas Notícias

(eBook) Acupuntura: Breve Histórico, Mecanismo de Ação e Aplicações
Lançamento do eBook: Acupuntura Para Dor
CMBA Apresenta Novo SITE: Confira o Vídeo

SEJA UM ASSOCIADO DO CMBA

Filie-se ao CMBA, fortaleça a Acupuntura Médica no País!

Anuidade CMBA - 2022 Disponível Com Desconto

Pagamento com desconto de 10% até o dia 31/03