Curso de Acupuntura do CMBA – Manaus (AM)

Curso de Pós-graduação em Acupuntura Médica pelo CMBA – Polo Manaus

Ambulatório de Acupuntura – Polo de Manaus



O Polo Manaus do Curso de Pós-graduação em Acupuntura Médica promovido pelo CMBA se efetivou em 18 de outubro de 2021 por meio do Acordo de Cooperação Técnica, Científica e Cultural de N0. 14∕2021∕UGAP∕SGE∕GEP∕ HUGV-UFAM-EBSERH, firmado entre o Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH e o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – CMBA, visando campo de estágio obrigatório do curso de pós-graduação em acupuntura.

O início das atividades práticas do curso se deu em novembro de 2021. Na primeira atividade os alunos tiveram a oportunidade de praticar acupuntura fazendo agulhamento em frutas (laranja e banana); na sequência a prática foi realizada entre os próprios colegas de curso. Realizamos um seminário onde discutimos sobre a biossegurança na prática da acupuntura, o prontuário médico e o relatório de atendimento. 

Por conta da pandemia, o atendimento nos meses de dezembro/21 e início de janeiro/22 foram bem restritos, com poucos agendamentos. Os pacientes encaminhados pela ortopedia, na sua maioria, apresentavam queixas de cervicalgia e lombalgia; porém, com a continuidade do atendimento, outros quadros surgiram, tais como: ansiedade, insônia e depressão. Atualmente temos pacientes com sequelas de AVC, paralisia facial, dores articulares em joelho, cotovelo e quadril. 

O aumento da demanda de pacientes é bastante expressivo, em virtude da sistematização do atendimento ambulatorial. Isso demonstra que o curso de especialização em acupuntura vem ganhando corpo , correspondendo à capacidade de alunos que realizam efetivamente o curso, dedicando-se e melhorando a cada dia.

Depoimento de aluno:

“Em poucos meses em que estamos atendendo os pacientes no ambulatório de acupuntura, foi possível observar a importância dessa prática e o impacto que causa nos pacientes. É gratificante quando pessoas que não dormiam bem há anos ou que tem dor crônica incapacitante, entre outras coisas, retornam para a continuidade do tratamento e nos relatam suas melhoras. O serviço está apenas no começo e já demonstrou bons resultados. Ainda temos muito a crescer e muito mais a oferecer, ajudando os pacientes com um tratamento de baixo custo, mas com grandes resultados”. (Dra. Fabiane)

As aulas práticas acontecem no Ambulatório Araújo Lima do Hospital Universitário Getúlio Vargas – HUGV da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, situado na Avenida Aripuanã, n.4 – praça 14 de janeiro todas ás sextas-feiras das 14h ás 18h, no andar térreo com agendamento dos pacientes encaminhados pelas clínicas ou pelo sistema de regulação do Ambulatório Araújo Lima.


Figura 1 – Dr. Antônio Luiz Boechat 
Figura 2 – Dr. Carlos Vitor Osório de Oliveira

Figura 3 – Dra. Fabiane Aline dos Santos Figueira

Figura 4 – Dra. Chang Yen Yin e os alunos do curso

Últimas Notícias

(eBook) Acupuntura: Breve Histórico, Mecanismo de Ação e Aplicações
Lançamento do eBook: Acupuntura Para Dor
CMBA Apresenta Novo SITE: Confira o Vídeo

SEJA UM ASSOCIADO DO CMBA

Filie-se ao CMBA, fortaleça a Acupuntura Médica no País!

Anuidade CMBA - 2022 Disponível Com Desconto

Pagamento com desconto de 10% até o dia 31/03