Caro(a) colega médico(a)
Estamos mundialmente diante de uma situação muito séria e de dimensões ainda não conhecidas aqui no Brasil. O enfrentamento ao novo coronavírus tem feito parte do nosso dia-a-dia no último mês, seja nos hospitais, nas clínicas, nos consultórios e mesmo em nossas casas. Todos estão envolvidos de alguma forma e, como cidadãos que somos, não podemos ficar alheios às nossas responsabilidades.
Considerando a Emergência em Saúde Pública de importância Nacional (ESPIN) em decorrência da infecção pelo novo coronavírus (COVID-19), o Ministério da Saúde está convocando os profissionais das mais diversas áreas da saúde para serem capacitados nos protocolos clínicos oficiais de enfrentamento à pandemia, por meio de cursos a distância.
Batizada de “O Brasil Conta Comigo – Profissionais da Saúde”, a iniciativa foi oficialmente divulgada na Portaria nº 639/2020 (veja abaixo) e abrange as áreas de serviço social, biologia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia e terapia ocupacional, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia e técnicos em radiologia.
O cadastramento é obrigatório e pode ser feito na internet. Após o preenchimento do formulário, o profissional receberá um link de acesso aos cursos de capacitação.
Não há necessidade de preocupação, mas sim de esclarecimentos. Inclusive compartilho abaixo material prodzido pelo CFM sobre o assunto. Os profissionais não atuarão na área de sua especialidade – por exemplo, se formos convocados, não praticaremos Acupuntura. Auxiliaremos em atividades de suporte, como triagem de pacientes, orientação a familiares e pacientes, etc. Estaremos lá devidamente capacitados para ajudar, sendo supervisionados por profissionais habilitados.
Notem que, antes de sermos Acupunturiatras, somos médicos. E é dessa forma que estamos sendo chamados. Cabe deixarmos de lado nossas particularidades e, ao buscarmos na memória nosso juramento, cumprirmos com ética, profissionalismo e amor a nossa promessa.
Dr. Fernando Genshow,
Presidente do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura – CMBA
*Com informações da Agência Brasil
[real3dflipbook id=”110″]
[real3dflipbook id=”111″]