Acupuntura e a dor

A acupuntura tem sido cada vez mais usada como uma terapia integrativa ou complementar para a dor. Tradicionalmente, acredita-se que a acupuntura restaura o fluxo normal de energia (qi) no corpo. Na era moderna, a acupuntura demonstrou ter múltiplos efeitos na região central e periférica do sistema nervoso.

A imagem de ressonância magnética funcional tornou possível estudar as respostas do cérebro à acupuntura. A liberação de opióides endógenos, serotonina e norepinefrina pode ter efeitos a jusante nos nociceptores, citocinas inflamatórias, outros mecanismo e fatores fisiológicos que podem alterar a percepção da dor.



No entanto, o mecanismo da acupuntura, provavelmente não é completamente conhecido. A acupuntura tem se mostrado útil em algumas síndromes de dor, embora as recomendações geralmente não sejam fortes, e a maioria das evidências é de qualidade baixa ou moderada.

Desde que a acupuntura se tornou um tratamento amplamente aceito estrategicamente em várias condições clínicas, especialmente na doença da dor, uma controvérsia surgiu sobre se a acupuntura é uma opção de tratamento ou se os efeitos da acupuntura refletem apenas uma resposta placebo.

Os médicos acupunturistas variam em treinamento, estilo, experiência e uso de modalidades relacionadas, como diagnóstico tradicional de pulso, diagnóstico de língua, ervas terapias e modificação do estilo de vida.

Alguns usam outros métodos de acupuntura de “microssistema”, como acupuntura auricular, além ou em vez de acupuntura corporal. Médicos acupunturistas geralmente têm diferentes estilos de treinamento e prática, e podem utilizar uma variedade de técnicas de acupuntura neuroanatômica não tradicionais para a dor, como estimulação elétrica nervosa percutânea ou estimulação intramuscular.

Dada a heterogeneidade da teoria e da prática, os desafios da realização de ensaios clínicos randomizados (ECRs) de acupuntura incluem cegamento eficaz, adequação da “dose” de tratamento, e identificação de controles adequados.


Para a dor, há evidência de melhores resultados quando mais agulhas são usadas e quando um número maior de tratamentos sessões são fornecidas. Os ECRs geralmente mostraram que, embora a acupuntura simulada e a verídica melhorem a dor, as diferenças entre os dois não são grandes, mesmo quando estatisticamente significativos.

Os tratamentos simulados podem ser muito semelhantes ao tratamento real, especialmente quando o tratamento simulado inclui a inserção de agulha. Por exemplo, em 139 estudos de condições dolorosas, quando a acupuntura real foi comparada com nenhum tratamento, tratamento sem inserção de agulha e tratamento com inserção de agulha, mostrou reduzir significativamente a dor em 84,3%, 53,3% e 38% dos estudos, respectivamente.

Um estudo recente de meta-análise teve achados semelhantes. É importante ressaltar que os rituais de tratamento e as expectativas do paciente desempenham um papel nas respostas à acupuntura, assim como influenciam em outros tratamentos também.

A dor lombar é um motivo comum para as pessoas procurar tratamento de acupuntura. Nas duas últimas décadas, existem mais de 600 artigos periódicos descrevendo investigações de acupuntura para dor lombar aguda e crônica. Em 2005, uma revisão da Cochrane concluiu que os dados naquele tempo não permitiram conclusões firmes sobre a Eficácia da acupuntura para dor lombar aguda. Para dor lombar crônica, a acupuntura mostrou-se mais eficaz para o alívio da dor e função melhorada do que nenhum tratamento ou simulação tratamento a curto prazo.

Resultados de várias revisões sistemáticas e metanálises demonstraram melhorias clinicamente significativas a curto prazo na dor causada pela osteoartrite do joelho, incluindo uma revisão Cochrane de 2010 de acupuntura para osteoartrite periférica (12 de 16 ensaios incluíram apenas pessoas com osteoartrite de joelho). Os revisores pragmaticamente concluem que a acupuntura pode ser considerada como um dos tratamentos mais eficazes para a osteoartrite do joelho em curto prazo.

A acupuntura tem sido estudada em pacientes com dores de cabeça crônicas idiopáticas ou tensionais diárias e para profilaxia de enxaqueca. Uma revisão Cochrane comparou acupuntura com cuidados habituais e acupuntura simulada para dor de cabeça causada por tensão.

Quando comparados com aqueles que receberam acupuntura simulada, mais pacientes que receberam acupuntura real tiveram pelo menos uma redução de 50% na frequência de. Este benefício foi mais notável quando a acupuntura real foi comparada com os cuidados habituais (48% vs. 19%).



Uma revisão da Cochrane concluiu que a acupuntura especialmente eletroacupuntura) pode melhorar dor e rigidez em pessoas com fibromialgia, com base em evidências de qualidade baixa a moderada. Alivia a dor no pescoço melhor do que a acupuntura simulada no final do tratamento e em acompanhamento de curto prazo. A acupuntura foi demonstrada em alguns estudos para melhorar a dor pós-operatória e reduzir o uso de analgésicos opióides, embora a maioria dos estudos de dor pós-operatória são pequenos e tem risco de viés.

Em revisões sistemáticas bem conduzidas, a acupuntura demonstrou proporcionar melhora clínica e estatisticamente significativa em pacientes com certas síndromes de dor. No entanto, esses estudos estão frequentemente com alto risco de viés, especialmente por causa da dificuldade em cegar os pacientes para a intervenção.

As respostas ao placebo podem ser maiores para condições de dor do que para outros padrões de sintomas. Pessoas com síndrome de dor podem preferir tentar acupuntura em vez do tratamento usual ou podem querer um teste de acupuntura quando outras modalidades não foram eficazes ou são contra-indicadas.

Em várias síndromes dolorosas comuns, a acupuntura pode ser recomendada aos pacientes como uma opção de tratamento adjuvante ou primário.


Diretoria de Comunicação CMBA 2021/2024

Últimas Notícias

(eBook) Acupuntura: Breve Histórico, Mecanismo de Ação e Aplicações
Lançamento do eBook: Acupuntura Para Dor
CMBA Apresenta Novo SITE: Confira o Vídeo

SEJA UM ASSOCIADO DO CMBA

Filie-se ao CMBA, fortaleça a Acupuntura Médica no País!

Anuidade CMBA - 2022 Disponível Com Desconto

Pagamento com desconto de 10% até o dia 31/03