Parecer sobre as boas práticas da acupunturiatria

Em resposta a inúmeras consultas, tanto de colegas acupunturiatras como de pacientes e de operadoras de planos de saúde, referente a condições necessárias para a realização das sessões de acupuntura, bem como os parâmetros para uma boa prática, o Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, em conjunto com a Câmara Técnica de Acupuntura do CFM, elaborou o seguinte parecer:

Sessões de Acupuntura

O tempo recomendável à realização de uma sessão de acupuntura é em torno de 30 minutos, compreendida essa não apenas como a inserção e manipulação das agulhas, mas incluindo também a reavaliação do paciente, a  localização dos pontos a serem puncionados e o reposicionamento das agulhas, sempre que necessário.

O tempo de permanência das agulhas é variável, conforme o quadro clínico e os objetivos do tratamento, sendo em média de 15 a 20 minutos, após o que as agulhas devem ser retiradas. Este período em que os pacientes permanecem com as agulhas, permite o atendimento de outros pacientes  de acordo com a estrutura da clínica do acupunturiatra.

Sendo a acupuntura um ato médico, compreende-se como privativo do especialista, todas as etapas do procedimento tais como: avaliação pré-agulhamento, agulhamento, instalação, ou não, dos eletrodos e calibragem do aparelho de  eletroestimulação, tempo de retenção das agulhas, retirada das agulhas e avaliação pós-retirada das agulhas, atualização do prontuário.

A craniopuntura, por suas peculiaridades, pode ser realizada com o paciente sentado ou recostado. Deve-se, porém, respeitar a privacidade do paciente, realizando-se o procedimento em ambiente individualizado.

Mesmo não sendo frequente a ocorrência de lipotímia na aplicação dessa modalidade de tratamento acupunturiátrico, recomenda-se o uso de poltrona ou cadeira apropriada (reclinável e com apoio para os braços), bem como o monitoramento do paciente quando da associação de cinesioterapia durante a permanência das agulhas, de modo a evitar-se acidentes.

Quanto ao tempo de realização da craniopuntura, mesmo quando realizada isoladamente, deve respeitar o recomendado acima para a acupuntura sistêmica, de modo a garantir-se a individualização do atendimento e à obtenção de resultados terapêuticos comparáveis aos da mesma.

Duração e frequência do tratamento

Esta é uma questão que envolve diversas variáveis a serem consideradas. Deve ser levado em consideração o tipo de patologia, a responsividade do paciente, o estágio evolutivo da doença, a técnica empregada, etc…

De uma forma geral, uma patologia dolorosa aguda pode ser resolvida com cinco a dez sessões, iniciando-se com intervalos menores e depois espaçando para uma vez por semana. Da mesma forma que o tratamento das patologias agudas, o tratamento das crônicas deve ser iniciado com intervalos menores, espaçados para sessões semanais, e assim mantidos pelo tempo necessário. Eventualmente, em uma situação de agudização, ou o surgimento de outra patologia aguda concomitante, o intervalo pode ser temporariamente reduzido seguindo a orientação da patologia aguda.

Estas são orientações baseadas na experiência geral, mas os critérios da experiência individual do profissional médico devem ser respeitados, desde que devidamente embasados.

Notícias

(eBook) Acupuntura: Breve Histórico, Mecanismo de Ação e Aplicações
Lançamento do eBook: Acupuntura Para Dor
CMBA Apresenta Novo SITE: Confira o Vídeo

SEJA UM ASSOCIADO DO CMBA

Filie-se ao CMBA, fortaleça a Acupuntura Médica no País!

Anuidade 2024

Contribua com o crescimento da Acupuntura Médica no Brasil