Filasma

A Federação Ibero-Latino-Americana de Sociedades Médicas de Acupuntura, FILASMA, é uma entidade científica civil, sem fins lucrativos, de duração por tempo indeterminado, formado pelo agrupamento das Sociedades Médicas de Acupuntura legalmente constituídas na América Latina, Espanha e Portugal, regidos pelos próprios Estatutos e a Legislação do país a qual pertence.

Todas as sociedades científica signatárias são moldadas exclusivamente pela prática de médicos, de acordo com a lei do país de origem.

1992

Em dezembro de 1992, durante o 1º Congresso da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura-SMBA (Presidente Dr. Silvio Harres) realizou-se o 1º Encontro Latino-Americana das Sociedades Médicas de Acupuntura (Presidente do Congresso, Dr. Joao Elías Cabrera). Nesta ocasião, em Gramado, Brasil, foi fundada a FLASMA- Federação Latino-Americana das Sociedades Médicas de Acupuntura. Foi nomeado Dr. Max Sanchez Araujo da Venezuela Presidente FLASMA 1992-1994.

1994

No 2º Congresso da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura-SMBA (Presidente Dr. Silvio Harres) realizou-se o II Encontro Latino-Americana das Sociedades Médicas de Acupuntura (Presidente deste encontro foi Dr. Samuel Aisemberg da Argentina). Estavam presentes Dr. Max Sanchez Araujo da Venezuela, Presidente da FLASMA e Dr. Fernando Genschow, presidente do Congresso, realizada em Brasília entre os dias 30 de novembro a 4 de dezembro de 1994. Foi nomeado para Presidente FLASMA 1994-1996 Dr. Joao Elias Cabrera, sendo autorizada a inscrição do Estatuto da FLASMA na cidade de Porto Alegre.

1996

No 3º Congresso da Sociedade Brasileira de Medicina Acupuntura-SMBA (Presidente Dr. Norton Moritz Carneiro) foi realizado em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, entre os dias 23 e 27 de outubro deste ano, o Primeiro Congresso da FLASMA presidida pelo Dr. Joao Elías Cabrera. Neste evento já registrado o Estatuto da FLASMA e foi nomeado Presidente do período de 1996-1998 o Dr. Samuel Aisemberg da Argentina. Drs. Cabrera e Aisemberg assinaram uma procuração ao Dr. Norton Moritz Carneiro como representante diante da Organização Mundial da Saúde durante o Congresso em Milan -Italy do Departamento de MTC e Consulta a Acupuntura da OMS (28 de outubro-novembro 1º de 1996).

1998

O II Congresso de FLASMA foi realizada em Buenos Aires, Argentina entre os dias 30 julho – 2 agosto deste ano. Neste evento na presença do Presidente da Sociedade Argentina de Acupuntura, Dr. Gregorio Taubin, e o Presidente da FLASMA, Dr. Samuel Aisemberg, Dr. Silvio Harres do Brasil foi eleito como o novo presidente da FLASMA da gestão 1998-2000.

2000

O III Congresso de FLASMA e 5º Congresso da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura-SMBA ocorreu em São Paulo, Brasil, entre os dias 22 a 25 novembro deste ano, sendo o Presidente da FLASMA o Dr. Silvio Harres. Dr. Eduardo Jovenich da Argentina foi nomeado o próximo representante do período 2000-2002. A Assembléia contou com as delegações do Brasil, Venezuela, Argentina, Peru, Uruguai, Espanha e Portugal, sendo decidido a integração de 2 novos países da Europa: a Espanha e Portugal. Desta forma a ou seja, a Federação passou a ser chamada de Federação Ibero- Latinoamericana, FILASMA, ao invés de FLASMA.

2003

O IX Congresso Argentino de Acupuntura e IV Congresso da FILASMA foi realizada em Buenos Aires entre os dias 9 a 12 outubro, tendo como Presidente da Sociedade Argentina de Acupuntura, Dr. Samuel Aisemberg, e Dr. Eduardo Jovenich o Presidente da FILASMA. Foi nomeado Dr. Julio Cesar Rodriguez Escobar do Equador, como o próximo presidente da FILASMA do período 2003-2005.

2006

O V Congresso FILASMA, presidido pelo Dr. Julio Cesar Rodriguez Escobar, foi realizada entre os dias 18 a 21 maio na Universidade Tecnológica Equatoriana em Quito, Equador. Foi organizado pela Sociedade Equatoriana de Acupuntura e Moxabustão “SEAM”, cujo presidente era Dr. Maria Elena Diaz. Neste Congresso a presidência da FILASMA passou do Equador para o México, sendo nomeado o Dr. Roberto González González como presidente da FILASMA de 2006-2008.

2008

O VI Congresso do FILASMA foi conjuntamente referidas como o Primeiro Congresso da Associação Mexicana de Acupuntura Humana (CMAH) e XVI Congresso comemorativo do Dia Internacional da Acupuntura, realizada no México entre os dias 24 a 26 outubro. O Instituto Politécnico Nacional, onde funciona a Escola Nacional de Medicina e Homeopatia foi o local deste Congresso sendo presidida pelo Dr. Roberto González González, presidente da FILASMA. Nesta ocasião a presidência da FILASMA passou do México para a Espanha, sendo nomeado presidente da FILASMA da gestão 2008-2010 o Dr. Rafael Cobos Romana.

2010

O VII Congresso da FILASMA foi inaugurado no dia 6 de novembro, na sala Andalucía do Hotel Tryp Macarena em Sevilha, Espanha. Dr. Rafael Cobos Romana, Presidente da SAME (Medical Acupuncture Society of Espanha) e presidente do período FILASMA 2008-2010 juntamente com o Dr. Jorge Vas, Vice-Presidente da SAME, e presidente do Comitê Científico do Congresso, Dr. Fco Javier Espinosa de los Monteros e Benitez, Secretário do Congresso fizeram a abertura do congresso. Em Assembléia da FILASMA ficou decidido que a próxima presidência da FILASMA irá para o Brasil sendo eleito Dr. Silvio Harres como um organizador e Presidente do período 2010-2012, uma posição que já exerceu no entre 1998 e 2000.

2010

No dia 7 de novembro foi formalizado o processo de união entre FILASMA e ICMART – International Council of Medical Acupuncture Related Techniques (Conselho Internacional de Acupuntura Médica e Técnicas relacionadas) com a presença do Dr. François Baron Beyens, Presidente Honorário da ICMART, Dr. Rafael Cobos Romana Presidente da FILASMA 2008-2010, e Dr. Silvio Harres, presidente da FILASMA 2010-2012. Esta união foi chamada de “Aliança Mundial da Acupuntura Médica” iniciando, então, um processo de intercâmbio entre as duas associações.

2011

O XVI Congresso Brasileiro de Acupuntura organizado pelo Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura (CMBA) realizada no hotel Bahia Othon Palace de Salvador, Bahia, Brasil, entre os dias 7 e10 de setembro, sendo Dr. Dirceu de Lavor Sales o presidente deste Congresso. Com a presença do Dr. Silvio Harres do Brasil, Dr. Eduardo Jovenich da Argentina, e Dr. Helena Pinto Ferreira de Portugal (vice-Presidente de ICMART), foi decidido que o próximo Congresso da FILASMA será realizada no Brasil em 2013, e será organizada em conjunto com o CMBA.

2012

No VIII Congresso Sul Brasileiro de Acupuntura, evento apoiado pelo CMBA, foi realizada em conjunto o Congresso Internacional de FILASMA Cone Sul, na cidade de Porto Alegre, Brasil entre os dias 21 e 23 de junho de 2012. Este evento foi organizado pelo Presidente da FILASMA, Dr. Silvio Harris, e teve a participação da Dr. Maria Helena Pinto Ferreira Portugal, presidente do ICMART.

2013

O VIII Congresso da FILASMA foi realizada entre os dias 2 e 5 de outubro deste ano na cidade de Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil, juntamente com o Colégio Brasileiro Médico de Acupuntura (XVIII Congresso do CMBA).

2015

Foi realizada o IX Congresso de FILASMA: ACUPUNTA 2015, www.acupunta2015.org, em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 27 a 29 abril, em conjunto com o I Congresso Uruguaio de Acupuntura e XI Congresso Sul Brasileiro de Acupuntura.

2016

Em 29 e 30 de outubro de 2016 ocorreu na cidade de São Paulo, Brasil, o IV Congresso Internacional de Acupuntura CMAeSP (Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo) e o Congresso XII Congresso de Acupuntura do CMBA (Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura); neste evento foram convidados o Presidente e Secretário da FILASMA, Drs Francisco Lozano e Tomás Dawid, respectivamente, e a Presidente da ICMART, Dr. Konstantina Theodoratou. Com a participação também do Dr. Guillermo Chaibún, Presidente da Associação Uruguaia de Acupuntura, realizaram-se várias reuniões de trabalho com o Presidente da CMBA Dr. Dirceu de Lavor Sales e o Presidente do CMAeSP Dr. André Tsai, a fim de continuar com o fortalecimento dos laços de cooperação mútua.

2017

XXII Congresso Brasileiro de Acupuntura e III Seminario de Dor do CMBA em Recife (Pernambuco). Estiveram presentes o Presidente e Secretário da FILASMA, Drs Francisco Lozano e Tomás Dawid, respectivamente, e a Presidente da ICMART, Dr. Konstantina Theodoratou. Com a participação também do Dr. Guillermo Chaibún, Presidente da Associação Uruguaia de Acupuntura. A FILASMA esteve reunida com o CMBA e seu Presidente Fernando Genschow.

2018

13 a 15 de abril, ocorreu em Florianopolis (Santa Catarina), o XIII Congresso Sul Brasileiro de Acupuntura e V Seminario Brasil FILASMA. Dr Tomas Dawid e Dr Guillermo Chaibún representaram a FILASMA no evento.

2018

27 a 29 de julho, em Belo Horizonte (Minas Gerais), ocorreu o II Congresso Regional Sudeste de Acupuntura, VI Seminario Brasil FILASMA e I Seminario de Dor de Minas Gerais. Dr Guillermo Chaibún, Presidente da Associação Uruguaia de Acupuntura, esteve representando a FILASMA no evento.

Estatuto social da fundaçao da FILASMA

Num segundo momento, a Federação após incorporação de Espanha e Portugal se expande e convertendo-se consequentemente de FLASMA(Federação Latino-Americana de Sociedades Médicas de Acupuntura) para FILASMA (Federacion Ibero-Latinoamericana de Sociedades Médicas de Acupuntura).

Capítulo I

Artigo 1º

A Federação Latino-Americana de Sociedades Médicas de Acupuntura, FLASMA, é uma entidade civil de carácter científica, sem fins lucrativos, de duração indeterminada, formado pelo agrupamento de Sociedades Médicas de Acupuntura legalmente constituídas na América Latina, governada por respectivos Estatutos e na legislação aplicada a este tipo de instituições em cada país signatário.

Parágrafo único: Todas as sociedades signatárias são formados exclusivamente por médicos praticantes de acordo com a lei do país de origem.

Capítulo II – Os objectivos da FLASMA

Artigo 2º
Unir esforços para obter o reconhecimento da Acupuntura por parte das Entidade acadêmicas e de assistência médica dos países membros.

Artículo 3º
Divulgar e promover o ensino e a prática da Acupuntura.

Artigo 4º
Definir normas para o reconhecimento da qualificação dos acupunturista médico válido para todas as sociedades signatárias, e sugerir a unificação de um programa de treinamento básico.

Artigo 5º
Coordenar e distribuir as atividades coletivas para aumentar a cooperação e o intercâmbio entre as Sociedades associadas, e desenvolver o cronograma para evitar atividades em duplicidade.

Artigo 6º
Compartilhar experiências de alguns países que têm ajudado a alcançar os objetivos, como reconhecimento pelo Ministério da Saúde, e várias agências, ou incorporando o estudo da acupuntura em programas de medicina.

Artigo 7º

Estabelecer um diálogo com Instituições Médicas para mostrar as bases da acupuntura, nos campos acadêmico e científico, fundamentadas nos numerosos estudos experimentais e ensaios clínicos controlados existentes. Apresentar a Acupuntura como uma prática médica que pode ser usado com outras opções terapêuticas.

Artigo 8º
Propiciar a adoção e utilização da nomenclatura padrão internacional pela Organização Mundial de Saúde, em conferências organizadas pelas Sociedades signatárias.

Artigo 9º
Buscar reconhecimento da Organização Mundial de Saúde e integração científica de organizações médicas internacionais.

Artigo 10º
Organizar seminários e conferências internacionais de Acupuntura e temas relacionados.

Países federados

  • ARGENTINA – Sociedad Argentina de Acupuntura
    Presidente: Dra. Graciela Benenti
    http://www.saacupuntura.com.ar
  • BRASIL – Colegio Médico Brasileiro de Acupuntura
    Presidente: Dr. Fernando Genschow
    http://www.cmba.org.br
  • COLOMBIA – Sociedad Médica Colombiana de Acupuntura y Moxibustión
    Presidente: Dr. Luis Fernando Torres.
  • CHILE
    Último representante: Dra. Dagmar Ramm
  • ECUADOR
    Último representante: Dr. Julio César Rodriguez Escobar
  • ESPAÑA – Sociedad de Acupuntura Médica de España
    Presidente: Dr. Rafael Cobos Romana
    http://www.same-acupuntura.org
  • MÉXICO – Colegio Mexicano de Acupuntura Humana
    Presidente: Dr. Francisco Lozano
    http://www.comah.mx
  • PERÚ – Asociación Peruana de Acupuntura y Moxibustión
    Presidente: Dra. Cristina Liau Hing
  • PORTUGAL – Sociedad Portuguesa Médica de Acupuntura
    Presidente: Dra. Helena Pinto Ferreira
    http://www.spma.pt
  • PUERTO RICO – Asociación de Acupuntura Médica de Puerto Rico
    Presidente: Dr. Jaime Díaz
    http://www.aacupuntura.org
  • URUGUAY – Asociación Uruguaya de Acupuntura
    Presidente: Dr. Guillermo Chaibún
    http://www.acupunturamedica.org.uy
  • VENEZUELA
    Último representante: Dr. Max Sánchez Araújo

Anuidade 2024

Contribua com o crescimento da Acupuntura Médica no Brasil