Dúvidas mais frequentes sobre acupuntura

O que é acupuntura?

Acupuntura é uma forma de tratamento médico não medicamentoso, indicado e aplicado pelo médico acupunturiatra. Nos seus primórdios, cerca de 2.500 anos, foi utilizada na China por médicos, como forma de tratamento, integrado aos medicamentos naturais, à base de partes de plantas, animais ou minerais. 

Com a modernidade e a chegada da medicina ocidental ficou fazendo parte do complexo terapêutico da Medicina Tradicional Chinesa.

 

Grávidas podem se submeter ao tratamento por acupuntura?

A Acupuntura pelo seu nível de segurança pode ser aplicada em gestantes durante toda a gravidez, com vários benefícios inclusive. A Organização Mundial de Saúde recomenda como tratamento principal para as náuseas e vômitos, tão comuns no primeiros três meses da gestação, o tratamento por acupuntura, pela isenção de danos ao desenvolvimento fetal.

A medida que a gestação evolui, pelo crescimento uterino e descolamento do ponto de equilíbrio do corpo são comuns as dores na região lombar. A acupuntura com seu efeito analgésico trás alivio para a dor sem riscos ao feto.

A Acupuntura também pode ser prescrita como auxiliar no diabetes gestacional, na hipertensão gravídica e na regulação das contrações uterinas, tanto diminuindo a intensidade e frequência das contrações precoces quanto estimulando as contrações para o parto.

 

Acupuntura trata obesidade?

Estudos recentes mostram que a obesidade é consequente a uma série de causas: fatores genéticos predisponentes, hipotireoidismo, disfunções pancreáticas na secreção de insulina, e, os erros alimentares.

Desse modo não existe um tratamento único para obesidade, uma única fórmula. O médico acupunturiatra, após um diagnóstico, irá prescrever, para cada condição, o tratamento mais adequado por acupuntura e indicará a necessidade de mudanças de hábitos alimentares indicando um nutrólogo ou endocrinologista.

A partir da década de 70 do século 20 a Acupuntura foi melhor estudada em vários países do ocidente e, com o melhor conhecimento de seus mecanismos de ação novas formas de tratamento por acupuntura foram desenvolvidas.

 

No que consiste o tratamento com acupuntura?

O tratamento por acupuntura consiste na inserção de agulhas, muito finas, em regiões determinadas do corpo, conhecidas aqui no ocidente como pontos de acupuntura. 

A escolha dos pontos de acupuntura, a serem estimulados, vai depender do diagnóstico médico elaborado pelo acupunturiatra.

 

Como é elaborado um diagnóstico médico para o tratamento por acupuntura?

O diagnóstico segue os mesmos princípios de qualquer outra especialidade médica, a exemplo da cardiologia, ginecologia, endocrinologia, etc. 

O médico acupunturiatra ouvirá a queixa do paciente, ou seja o motivo que o levou a buscar a consulta, fará perguntas que o ajudem a esclarecer o seu raciocínio; em seguida realizará o exame físico: palpação do pulso, do abdome, dos membros, ausculta pulmonar e cardíaca, dentre outros, e, caso necessário, solicitará exames laboratoriais para a confirmação do diagnóstico.

A partir do diagnóstico, o acupunturiatra formalizará um plano terapêutico.

 

Como se dá o plano terapêutico em acupuntura?

O plano terapêutico, elaborado após o diagnóstico, consistirá de sessões, onde serão aplicadas as agulhas de acupuntura ou outros recursos que lhes são afins: moxabustão, eletroacupuntura, ventosoterapia, etc.

A frequência das sessões podem ser semanais, duas ou três vezes por semana e dependerão do diagnóstico firmado pelo Acupunturiatra e de sua experiência para o melhor desenvolvimento do tratamento, dentro de padrões reconhecidos cientificamente. Conforme a evolução do tratamento, o acupunturiatra, poderá redefinir a frequência das sessões e fornecerá ao paciente uma melhor perspectiva quanto ao tempo estimado do tratamento.

 

A acupuntura trata todas as doenças?

Teoricamente o tratamento por acupuntura pode ser realizado em qualquer doença onde não esteja indicado o tratamento cirúrgico. Mas, somente após a avaliação do paciente pelo médico acupunturiatra, é que será definida sua indicação, suas possibilidades e limitações, bem como sua associação com outros tratamentos convencionais.

 

O tratamento por acupuntura é doloroso?

Os “pontos de acupuntura” são regiões especiais da superfície do corpo porque concentram terminações nervosas, células que liberam neuro-hormônios e íons. 

Desse modo a inserção das agulhas nesses locais sempre ativará uma resposta que poderá ser sentida pelo paciente como uma leve dor, ou discreto choque, ou uma sensação de formigamento, calor ou coceira. 

Todas essas sensações tendem a ser de curtíssima duração e não é raro os pacientes não se lembrarem de onde estão inseridas as agulhas, no decorrer da sessão.

 

Como a acupuntura trata doenças?

Num sentido geral, podemos dizer que o tratamento por acupuntura regula as funções normais do organismo, corrigindo alterações dessas funções provocadas por: condições climáticas – tais como alterações abruptas de temperatura, grau de umidade relativa do ar – que agridem nosso organismo; por estresses emocionais – raiva, medos, frustrações; e estilos de vida inadequado – sedentarismo, desregramento alimentar, condições de trabalho inadequada, hábitos irregulares de sono, traumas, etc.

 

De que maneira a acupuntura regula as funções normais do organismo?

A inserção das agulhas, pelo acupunturiatra, nos pontos adequados ao tratamento promove, dentre outros, a estimulação do sistema nervoso autônomo, equilibrando, desse modo, a atuação dos sistemas nervosos simpático e parassimpático, responsáveis por várias funções no organismo: digestão, respiração, batimentos cardíacos, metabolismo, sono e sistema imune. 

É através dessa regulação que as funções do organismo vão se normalizando.

 

Qual o mecanismo de ação da acupuntura na analgesia da dor?

O efeito analgésico da acupuntura se dá por estimulo do sistema nervoso periférico e central através da liberação de neuro hormônios, dentre eles opiódes internos, a exemplo das Beta-endorfinas. 

Os opiódes são potentes analgésicos, mas pelo fato de serem liberados em doses fisiológicas não apresentam o risco e os efeitos colaterais dos medicamentos a base de opiódes.

Crianças podem ser tratadas por acupuntura?

Sim, não existe restrição de idade para o tratamento por Acupuntura. Em recém-nascidos, após o diagnóstico o médico acupunturiatra poderá, nos pontos prescritos, aplicar pressão digital , ou pressão com objeto ponta formada por uma pequena esfera, ou mesmo a estimulação com laser. Crianças maiores, que já têm alguma compreensão do procedimento a ser realizado geralmente aceitam bem o uso das agulhas.

As indicações do tratamento por Acupuntura, seja no recém-nascido ou a partir da primeira infância até o final da adolescência, são variadas e abrangem tanto doenças orgânicas: dermatite atópica, refluxo do recém-nascido, cólicas intestinais, asma, baixa imunidade; como distúrbios comportamentais: distúrbios de sono, angustia de separação, hiperatividade, isolamento, dentre outros.


Acupuntura trata insônia?

Os distúrbios de sono constituem uma das principais causas de busca de tratamento médico nos dias atuais e, infelizmente, temos um grande número de pessoas que se utilizam de modo esporádico ou contínuo de drogas indutoras ou mantenedoras do sono; tornando seu uso praticamente abusivo.

Os distúrbios de sono podem decorrer de várias causas e para o seu correto tratamento o médico acupunturiatra deve proceder a um diagnóstico, definindo se a insônia e primária ou consequente a uma outra doença tais como: problemas cárdio-respiratórios, consequentes a transtorno ansioso ou depressivo, doenças reumatológicas ou ortopédicas. 

A insônia primária deve ser diferenciada dos hábitos irregulares de sono. Considerando todos esses fatores e firmando o diagnóstico o médico acupunturiatra estabelecerá o plano terapêutico adequado.


Acupuntura trata estresse?

Primeiro o médico acupunturiatra deverá entender o que seu paciente entende por estresse. Estresse pode tanto significar as pressões da vida diária, como um transtorno de ansiedade ou depressivo. Caso o estresse signifique pressões da vida diária, o acupunturiatra investigará as repercussões físicas ou psíquicas dessas pressões: distúrbios de sono, distúrbios alimentares, repercussões no nível da pressão arterial, do sistema digestivo, na sexualidade, etc.

O plano terapêutico, após o diagnóstico, poderá implicar, além das sessões de acupuntura, em reestruturação psicológica a cargo de profissional especializado.


A acupuntura só está relacionada à medicina tradicional chinesa?

A Acupuntura moderna é um complexo de técnicas, podemos afirmar que não existe acupuntura, mas acupunturas:

A tradicional sistêmica, que leva em conta os padrões diagnósticos da Medicina Tradicional Chinesa, além do diagnóstico moderno expresso pela Classificação Internacional de Doenças – CID, usados pelos médicos de todas as especialidades;


A baseada na neurociência, onde os princípios que norteiam o tratamento por acupuntura relacionam-se aos modernos estudos da neurociência;
A acupuntura segmentar onde se consideram as emergências das raizes nervosas na coluna dorsal e seus metâmeros correspondentes – dermátomos, miótomos e viscerótomos;


A acupuntura reflexológica ou dos microssistemas – auriculoacupuntura, craniopuntura, acupuntura nas mãos e pés.


O que são os pedaços de esparadrapo que vejo colocados na orelha de algumas pessoas?

A auriculoacupuntura ou acupuntura na orelha é uma técnica que se baseia na reflexologia, ou seja a representação do corpo humano na orelha. A imagem seria a de um feto no útero de cabeça para baixo e as costas voltadas para a parte de trás da cabeça. 

O lobo da orelha corresponderia à cabeça e a elevação logo anterior à margem externa da orelha à coluna cervical, dorsal e lombar. A parte interna da orelha corresponderiam aos órgãos internos.

Na orelha podem-se usar tanto as agulhas convencionais como as agulhas de demora, muito pequenas, com a base arredondada e transversal ã pontas que ficam fixas na orelha com pedaços de esparadrapo. Por risco de infecção optou-se pelo uso de pequenas esferas, de aço, de cristal ou mesmo sementes de vicária, que estimulam os pontos de acupuntura sem perfurar a pele.


Onde procurar um médico acupunturiatra?

A acupuntura é exercida na clinica privada, contra pagamento das consultas e sessões ou por credenciamento do médico a empresas de assistência médica ou seguro saúde. No caso médico credenciado a empresa remunerará as consultas e sessões diretamente para o médico acupunturiatra. 

No Serviço Público a acupuntura está disponível nos postos de saúde de especialidades.

Importante: o tratamento por Acupuntura é um tratamento médico, portanto caso sua empresa de assistência médica ou seguro médico lhe indicar qualquer outro profissional, que não o médico, para o tratamento por acupuntura não aceite, é seu direito ser atendido por um médico acupunturiatra.


Não devo ser atendido por profissionais da área da saúde que não tenham formação médica em acupuntura por quê?

Desde seus primórdios, na China, a Acupuntura foi um tratamento médico. As Academias de Medicina, instituídas pelos imperadores chineses desde os primeiros séculos da era cristã, foram as responsáveis pela formação médica. Na atualidade a acupuntura faz parte do currículo das escolas de Medicina Tradicional, não existindo cursos isolados de acupuntura. O Médico Tradicional na China tem um período de formação equivalente ao de formação do médico ocidental (5 ou 6 anos), inclusive com estágios em hospitais.

Aqui no Brasil os cursos de acupuntura que não fazem parte da residência médica ou da especialização médica são abertos a qualquer pessoa, seja ou não profissional da área da saúde.
Os profissionais da saúde sem a formação médica recebem uma formação específica na sua área de atuação, e não recebem conhecimento clinico adequado a um diagnóstico médico.

Justificam, que o diagnóstico da Medicina Tradicional é diferente do da Medicina Convencional e que seu conhecimento seria suficiente para o exercício da acupuntura. 

Esses profissionais não levam em consideração que o diagnóstico da Medicina Tradicional pode corresponder a uma doença que exija um tratamento cirúrgico imediato ou uma intervenção clínica mais intensa.

 Esses profissionais não dispõem de conhecimentos que o habilitem a diferenciar por exemplo uma dor abdominal por gases intestinais de uma diverticulite, que exige um tratamento clinico com antibióticos, ou de uma apendicite, ou um cisto roto de ovário, que implicariam no tratamento cirúrgico de urgência.


Como tirar dúvidas sobre os tratamentos por acupuntura que não estejam no FAQ?

No nosso site estará disponível o “Fale Conosco”, envie sua dúvida que nós, Diretoria do Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, teremos o cuidado de respondê-la.

Não só dúvidas podem ser enviadas à diretoria do Colégio, mas denúncias sobre qualquer irregularidade sobre o tratamento por acupuntura seja no serviço público, nos planos de assistência médica ou seguro saúde ou em clínicas particulares.

A diretoria do Colégio Médico, com a sua participação, zela por uma acupunturiatria de alto nível no Brasil.

Notícias

(eBook) Acupuntura: Breve Histórico, Mecanismo de Ação e Aplicações
Lançamento do eBook: Acupuntura Para Dor
CMBA Apresenta Novo SITE: Confira o Vídeo

SEJA UM ASSOCIADO DO CMBA

Filie-se ao CMBA, fortaleça a Acupuntura Médica no País!

Anuidade 2024

Contribua com o crescimento da Acupuntura Médica no Brasil