Câmara Técnica de Acupuntura do CMBA se reúne na sede do CFM

O grupo de médicos se reuniu para falar sobre os projetos de lei que regulamentam o exercício da acupuntura.

No ultimo dia 21 de junho, os membros da Câmara Técnica de Acupuntura do CMBA, Dr. Dirceu de Lavôr Sales, Dr. Fernando Genschow, Dr. Hildebrando Sabato e Dr. Ivan Araujo, estiveram reunidos na sede do CFM - Conselho Federal de Medicina. O objetivo do encontro foi tratar de assuntos relacionados à pratica da acupuntura: a questão da prática na médica, a questão dos convênios médicos e a situação no Sistema Único de Saúde.

Durante a reunião, discutiu-se sobre a tramitação das ações judiciais contra o exercício ilegal da acupuntura e sobre o projeto de lei em tramitação na Câmara dos Deputados. Além disso, foi discutida a conduta equivocada de alguns planos de saúde em relação a acupuntura, bem como o posicionamento do Ministério da Saúde sobre o tema “Acupuntura” no SUS.

Na ocasião, foi entregue documento sobre a prática da acupuntura no SUS ao Dr. Carlos Vital - Presidente do CFM - e ao Dr. Florentino de Araújo Cardoso Filho, Presidente da AMB -– Associação Médica Brasileira, com o último ficou agendada uma reunião na sede da AMB para tratar de problemas relacionados aos convênios médicos.

Ainda esse mês, Dr. Hildebrando Sabato – Vice – presidente do CMBA -  participou de importante reunião na sede da AMB, na qual representou o CMBA e tratou do tema “prática não médica da medicina”. Dr. Hildebrando atualizou a Associação sobre as iniciativas jurídico-institucionais do Colégio neste tópico e disponibilizou o acervo de vitórias judiciais já conquistadas, que, ao que tudo indica, poderá vir a servir de base jurídica para outras especialidades.