Residência médica em Acupuntura autorizada desde 2002 pelo MEC

No Brasil, a residência médica em Acupuntura tem carga horária de 5.760 horas, durante dois anos, em nove universidades do país

A acupuntura está estabelecida e autorizada no país, desde 2002, como programa de residência médica pelo Ministério da Educação, em padrões de excelência, com carga horária de 5.760 horas distribuídas ao longo de dois anos de intensos estudos. O método, que surgiu na China há mais de três mil anos, foi implantado no país na década de 70 e segue ganhando espaço nos mais conceituados hospitais e centros de saúde do país, como o Hospital das Clínicas de São Paulo, Porto Alegre e Pernambuco, o Hospital de Base do Distrito Federal, Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto e a Unifesp - Universidade Federal de São Paulo que atende cerca de três mil pessoas por mês. No Rio de Janeiro, a acupuntura está presente no Instituto Nacional do Câncer, onde é utilizada para amenizar dores, náuseas, insônia e depressão, sintomas comuns em pacientes com diagnóstico de câncer. A técnica, que obteve grande destaque na área médica brasileira, ampliou sua atuação também na rede privada com grande aceitação, como exemplo, o Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

 Além das indicações mais conhecidas e tradicionais, como o alívio da dor e inflamação, a prática é recomendada para tratamentos neurológicos, psiquiátricos, ortopédicos, respiratórios, reumatológicos e digestivos, entre outros. É importante salientar que o procedimento deve ser exercido por um médico especializado. Os relatos das complicações e a gravidade dos efeitos adversos, ligados à prática não médica da acupuntura, são extensos e variados, de desmaios e lesões em nervos periféricos até, nos casos mais sérios, óbito do paciente ou sequelas graves.

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região, em 27 de março de 2012, acatou por unanimidade os argumentos do CMBA - Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura e do CFM - Conselho Federal de Medicina, de que a acupuntura trata doenças e de que no Brasil, o diagnóstico e tratamento de doenças são atividades exclusivas de médicos. Com isto, as resoluções, que asseguravam aos profissionais não habilitados em medicina a prática da acupuntura, terão seus efeitos interrompidos. Por decisão do TRF, hoje a Acupuntura é uma especialidade médica.       

Segundo o presidente do CMBA - Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura, Dr. Hildebrando Sabato, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de Curso de Especialização, sendo caracterizada por treinamento em serviço, sob a responsabilidade de Instituições de Saúde credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica, universitárias ou não, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional.Os programas de Residência Médica credenciados conferirão títulos de especialistas em favor dos médicos residentes neles habilitados, que constituirão comprovante hábil para fins legais junto ao sistema federal de ensino e ao Conselho

Federal de Medicina, de acordo com a Lei nº. 6.932, de 07 de julho de 1981, Artigos 1º e 6º.

A residência médica em Acupuntura se mostra como a melhor maneira de formar médicos que além da acupuntura clássica possam enveredar por novos caminhos de aperfeiçoamento para o atendimento, a docência e a pesquisa, explica Dr. João Bosco Guerreiro da Silva, integrante do CMBA, que ministra aulas na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, interior de São Paulo.

O serviço de residência médica de acupuntura possui hoje nove unidades no Brasil:

FACULDADE DE MEDICINA DA USP – SÃO PAULO/ SP

FACULDADE DE MEDICINA DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO SP

HOSPITAL DAS CLÍNICAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) – RECIFE/ PE

HOSPITAL DE BASE DO DISTRITO FEDERAL – BRASILIA/ DF

HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL FRANCISCO MORATO OLIVEIRA – SÃO PAULO/ SP

HOSPITAL REGIONAL HOMERO DE MIRANDA GOMES / SÃO JOSÉ – SC

HOSPITAL UNIVERSITARIO PROF POLIDORO ERNANI DE SÃO THIAGO (UFSC) – FLORIANÓPOLIS/ SP

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) - SÃO PAULO/ SP

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA – SALVADOR/ BA


Informações à Imprensa/ CMBA – Colégio Médico Brasileiro de Acupuntura

Regina Di Marco     regina.dimarco@rmpress.com.br

Claudia Maciel        claudia.maciel@rmpress.com.br  

T +55 11 2950.4820