Relatório americano indica aumento no abuso de medicamentos

O número de entradas na emergência devido ao uso por conta própria de medicamentos com ou sem necessidade de receita dobrou durante um período recente de cinco anos, segundo o Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

O aumento, divulgado na semana passada no "Morbidity and Mortality Weekly Report", equipara o número de emergências médicas pelo abuso de drogas legais ao abuso de drogas ilegais. A maioria das entradas na emergência foram reações a analgésicos opióides como oxicodona, hidrocodona e metadona: 305.900 entradas em 2008, contra 144.600 em 2004. As drogas ansiolíticas chamadas de benzodiazepinas corresponderam a 271.700 entradas na emergência em 2008, contra 143.500 em 2004.

"Os médicos precisam ser realmente claros com os pacientes", disse o principal autor do estudo, Peter Delany, diretor de estudos aplicados da Administração de Abuso de Substâncias e Serviços de Saúde Mental. "São drogas pesadas que precisam ser tomadas com orientação de um médico. Quando terminar o tratamento, é preciso eliminá-las adequadamente, não tê-las por perto".

Fonte: Folha.com